Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Mais Jobs O emprego e as expectativas

A desocupação diminuiu 0,7% ante o 1.º trimestre

Publicado por Funciona Ou Nâo
há 6 anos

Um prato de feijão com arroz é mais gostoso, nutritivo e necessário que uma carteira assinada – para o trabalhador e para sua família. Por isso, 276 mil pessoas aceitaram empregos sem registro no setor privado, no período de abril a junho. Com isso, o número de empregados informais nesse setor aumentou 2,6% do primeiro para o segundo trimestre, atingindo o total de 11 milhões. O contingente contratado com todos os papéis ficou estável em 32,8 milhões. Somados governo e setor privado, a população ocupada, de 91,2 milhões, ficou 0,7% maior que nos meses de janeiro a março, com abertura de 657 mil postos. A desocupação diminuiu 0,7% em relação ao primeiro trimestre e passou de 13,1% para 12,4% da população ativa, com 13 milhões de pessoas em busca de trabalho. Um ano antes o desemprego estava em 13%. Houve melhora estatística nas duas comparações, mas o abandono da força de trabalho por 66 mil pessoas, no último período, contribuiu para esse resultado. O desalento pode ter levado essas pessoas, ou parte delas, a abandonar a procura de uma colocação. Esse contingente quase certamente voltará ao mercado quando houver mais oportunidades.



Apesar de todas as dúvidas e ressalvas, o novo quadro do emprego mostrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é positivo, especialmente porque a maior oferta de vagas ocorreu num trimestre marcado pelo criminoso e desastroso bloqueio de estradas. A paralisação do transporte rodoviário prejudicou severamente a atividade econômica a partir do fim de maio. Seus efeitos diretos podem estar superados, mas os indiretos – associados, por exemplo, à criação de uma tabela de fretes fixada em lei – ainda atrapalham a contratação de serviços de caminhões.

Um dos sinais positivos é a elevação de 12,1%, em junho, do Indicador de Nível de Atividade (INA) publicado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Esse aumento compensou a queda de 10,8% ocorrida em maio por causa da crise do transporte. A recuperação foi puxada principalmente pelo aumento das vendas, um salto de 24,7% depois de uma queda de 16,6%. As horas de trabalho na produção, com aumento de 0,9%, também contribuíram para a alta do INA.

Os novos dados do emprego, apesar de alguns aspectos positivos, são insuficientes, segundo alguns analistas do mercado, para justificar alguma expectativa mais otimista quanto aos próximos meses. A insegurança política, segundo argumentam, tem maior peso.

A incerteza é sem dúvida um fator muito importante, mas, apesar disso, expectativas de empresários e consumidores têm melhorado, depois da queda recente. Depois de cair 2 pontos, o Índice de Confiança Empresarial medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) subiu 0,9 ponto em julho. Um dos componentes do índice, a avaliação da situação atual, chegou ao maior nível desde 2014. A economia, como disse um técnico da FGV, segue girando, embora devagar. O outro componente do índice, relativo às expectativas, continua negativo, refletindo provavelmente a incerteza eleitoral.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), também melhorou, passando de 49,6 pontos para 50,2, pouco acima do limite entre pessimismo e otimismo. Não é grande coisa, mas parece apontar a disposição de manter a atividade adiante, mesmo devagar, através do nevoeiro. Apesar da insegurança, o País ainda se move e se distancia da recessão.


  • Publicações4
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações40
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mais-jobs-o-emprego-e-as-expectativas/607157690

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)